Presunção??


Estáveis mal habituados, é o que é. Mais de um mês passado e nada neste blogue onde vós em geral vindes para lavar as vistas, ler textos bem escritos e enriquecer a vossa parca cultura. (Ou então onde vindes por solidariedade com a pessoa que vos “spama” as redes sociais.) De qualquer das formas, bem hajam pela comparência. Sendo eu ainda uma entidade desconhecida para a maior parte de vós e sendo isso sinónimo de uma completa falta de credibilidade da minha pessoa, é algo revelador acerca da vossa falta de critério, sobre os conteúdos que consumis online e não só, o facto de estardes a ler estas linhas. Por isso mesmo, não me responsabilizo por danos nas vossas suscetibilidadezinhas.

Postos os pontos nos i’s e citando Miguel Esteves Cardoso: hoje não vos venho falar de temas da atualidade, mas antes de temas da eternidade. 

Presunção minha?? Talvez sim, mas por falar em presunção, (vistes como vim aqui dar a volta para agora sim falar das pequenas presunçõezinhas da vida?? Se calhar vou repensar a minha opinião sobre os vossos critérios, é que, modéstia à parte, foi uma volta EXTREMAMENTE bem dada!! Continuando...) deixo a questão, estarei a ser mais presunçoso por achar que sou capaz de expor e falar de temas da eternidade, ou por achar que fui vítima de assédio sexual porque o meu vizinho me disse, com um sorriso na cara, que a saia que eu trazia hoje me favorecia?? (Não... sim... sei lá... NÃO. Chega de perguntas, continuemos...)

Deixai a vossa opinião nos comentários!!

Em minha defesa, a eternidade é relativa. Por exemplo, se uma pessoa nascer com uma perna maior do que a outra, vai ser eternamente coxa. No entanto, se se sentar, ninguém nota.

Quanto ao meu vizinho, é verdade que não nos conhecemos assim tão bem (Aliás, tivemos apenas uma ou outra conversa no elevador sobre o facto de ele ter que levar a sua cadela à rua mais de 4 vezes ao dia e ainda sobre a chuva ser chata mas ainda assim ser um mal necessário). Mas também é verdade que de todas as vezes que me cruzo com ele recebo um sorridente “Bom dia”!! Além disso, há dias não tinha um isqueiro para acender o fogão, fui bater à porta dele e, atenciosamente, ele ofereceu-me uma caixa de fósforos. Tudo bem que estava quase vazia, mas ainda assim foi mais do que eu precisava!! Por último, tenho de admitir que aquela saia me ficava mesmo ridícula.

Posto isto, vejo duas hipóteses: o meu vizinho é uma pessoa simpática e com sentido de humor; ou o meu vizinho está efetivamente a tentar tirar partido sexual de mim.

Sendo a primeira hipótese extremamente aborrecida, acho que vou propagar a segunda sendo que dará histórias muito mais empolgantes!!

Segunda e última reflexão: Quem estará a ser mais presunçoso?? Eu por achar que este bitaite está bem escrito por ter os tempos verbais da 2.ª pessoa do plural todos bem conjugados; ou os cidadãos que de forma agressiva e raivosa se insurgem nas redes sociais contra toda e qualquer situação mais ou menos relevante que belisque qualquer princípio em que acreditem ou queiram acreditar com a verdadeira crença de que o seu “comentário” vai mudar o mundo e que as outras pessoas precisam mesmo de o ouvir??

Quanto aos tempos verbais, convenhamos que, além da minha avó, já ninguém tem respeito por “Vós”!! Mas mais grave do que os usurpadores que usam “Vocês” por simples desinteresse, são os advogados de “Vocês” que vêm com a cantiga da evolução da língua... em verdade vos digo, parvo é considerado o novo acordo ortográfico e nem esse chegou a tanto!!

Em relação aos cidadãos agressivos e raivosos: Experimentem dar a vossa opinião aos vossos pais. Gostaram? Previsível… Agora juntem toda a vossa família numa grande jantarada e exponham a vossa ideia. Aquele primo mais afastado riu-se e o teu tio Júlio chamou-te maluco? Realmente nem toda a gente pode estar ao nível do teu génio. Por último junta o teu grupo de amigos e diz aos teus amigos para trazerem os seus amigos. A meio da confraternização sobe a um palanque e expõe a tua teoria. Muitos risos?? Alguns insultos?? Pois bem, é nessa situação que vos estais a meter quando dicidis armar-vos em justiceiros e expor as vossas “humildes” “opiniões” nas redes sociais. Só que à escala global!!

Posto isto, retiro o convite que fiz para dardes a vossa opinião acerca destes dilemas nos comentários. Guardai isso para quando for mesmo essencial e para quem quiser realmente ouvir-vos. Vontade essa que normalmente surge em forma de pergunta ou pedido!!




Tudo esclarecido??
Vá então, um forte abraço com a presunção de que o quereis!!
Luís Queiroz

Comentários